O Prouni é um programa do governo federal que busca democratizar o acesso ao ensino superior, oferecendo bolsas integrais e parciais em instituições privadas. Criado em 2004, é voltado para estudantes de baixa renda, selecionados com base no desempenho no Enem.

Uma das características marcantes do Prouni é o foco na inclusão social, possibilitando que estudantes que não teriam condições financeiras de pagar integralmente uma faculdade privada possam realizar o sonho da graduação. Além disso, o programa contribui para a melhoria da qualidade do ensino superior no país ao incentivar a ocupação de vagas em instituições de ensino bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo dados do MEC, em 2023 o Prouni ofereceu 269.460 bolsas de estudo, sendo 136.785 integrais e 132.675 parciais. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até 3 salários mínimos. Esses números evidenciam a relevância do Prouni como uma importante ferramenta de acesso à educação superior no Brasil.

Quais documentos levar para o PROUNI?

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), é necessário apresentar os seguintes documentos:

  1. Documentos pessoais e dos membros do grupo familiar:
  2. Comprovante de Renda
  3. Comprovante de Residência
  4. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio:

O programa pode solicitar documentos adicionais de acordo com a situação de cada candidato, como comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, comprovante de deficiência, comprovante de professor da educação básica ou comprovante de pagamento de pensão alimentícia. Os candidatos devem apresentá-los conforme as orientações do programa.