Ferramentas tecnológicas essenciais para o ensino a distância.

  • Atualizado
  • Publicado em Artigo

Ferramentas tecnológicas essenciais para o ensino a distância.

Com a pandemia, a popularização do ensino a distância (EAD) e do ensino híbrido transformou o ensino tradicional. Surgiram muitas ferramentas para ajudar os estudantes a se organizarem e estudarem, visando proporcionar a mesma qualidade do ensino presencial ao remoto, e outras que já existiam começaram a ser mais utilizadas.

  • Bloco de anotações online: Com diversas plataformas disponíveis, as anotações online se tornaram as favoritas entre os estudantes. A praticidade de ter suas anotações com um toque na tela do celular, sem precisar levar o peso de cadernos na mochila, foi definitivamente um divisor de águas.
  • Bibliotecas Virtuais: As universidades brasileiras vinham atualizando seus acervos online de forma gradual, mas com a pandemia e o distanciamento social, foi necessário que as bibliotecas disponibilizassem as bibliografias o mais rápido possível. Nessas plataformas, você pode ler os livros de forma online, tendo a mesma vantagem do bloco de anotações online: diminuição do peso nas costas.
  • Agendas online: Quem nunca anotou em um papel suas tarefas diárias, mas perdeu o papel ou esqueceu de olhar a agenda? Com as agendas online, é possível configurar lembretes que aparecerão como notificação no seu celular ou tocarão como um alarme para avisar. Muito útil para quem acaba esquecendo as datas de entrega de trabalhos.
  • Aplicativos de bate-papo e videoconferência: Essenciais para a comunicação entre alunos e professores, esses aplicativos permitem a interação em tempo real, simulando um ambiente de sala de aula virtual.

As ferramentas tecnológicas mencionadas desempenham um papel fundamental no atual cenário educacional, facilitando o acesso à informação, a organização e a comunicação, tornando o ensino a distância mais eficiente e acessível.